Acredito que todos tivemos essa sensação de ser visados ou perseguidos por circunstâncias desfavoráveis. E então, achamos alguém para responsabilizar.
Mas é bom avaliar o fundamento daquilo que sentimos. Refletir um pouco, antes de nos derrubarmos em um estado de desânimo ou de raiva, que gera desequilíbrio e se espalha em outras partes da nossa vida (trabalho, estudo, relacionamento), as quais nem estavam envolvidas com o que aconteceu.
Quando pensamos algo seguidamente, mexemos com todo nosso sistema interno. Eis uma característica dos pensamentos: eles criam estados emocionais que carregamos dentro de nós. Os estados emocionais são como óculos coloridos e, através deles, enxergamos as coisas. Tudo o que vemos fica alterado pela cor das lentes, pela qualidade da emoção, pela sua positividade ou negatividade.
Sentir que algo aconteceu especificamente “para nos prejudicar” é um pensamento repleto de negatividade. Mas, se observarmos bem, esse pensamento tem a ver com um outro pensamento, mais antigo dentro de nós, de que a vida possa, de algum modo, estar contra nós. De que precisamos lutar e conquistar, derrotar algo para vencer e, assim, obter o que queremos.
Tudo o que à vida faz, no entanto, é trabalhar em favor de nosso progresso. De nossa evolução. Mesmo que imediatamente não vejamos benefícios, a proposta é de nos tornarmos criaturas espiritualmente melhores e, consequentemente, mais felizes.
É um fato, que nem todos os dias são como queremos. Mas se ficamos mal, o problema está nas nossas expectativas. É falta de inteligência colocar muita expectativa nos outros, nos acontecimentos.
No caso de pessoas, é importante ir percebendo, aos poucos, como determinada pessoa se comporta e aprender a lidar com a sua personalidade real. Ninguém pode oferecer de si algo que não possui.
Ninguém, nem a gente mesma, tem obrigação de ser “super”. E muitos por aí andam mais preocupados em parecer, que em ser, o que faz com que nos enganemos a seu respeito.
Então, é nesse mundo que a gente vive. A inteligência está em se adaptar.