Não somos a medida do mundo

Não é raro que, neste mundo, pessoas se coloquem numa posição especial, numa linha divisória, e que tratem diferente quem pensam que está acima e quem pensam que está abaixo… de si mesmas. Socialmente. Culturalmente. Dão um valor diferente. Consideram de modo diferente.

De onde se está para cima, ficam os bons, os bem-sucedidos. Elas, incluídas. Ali estão aqueles que inspiram a ser como eles, que elas olham com admiração e tratam com especial deferência.

Mas, como olhamos pra aquele carro que é mais velhinho que o nosso, no trânsito? Fazemos alguma suposição pejorativa sobre o seu motorista? Como olhamos pra aquela criatura que passou a noite úmida sob a cobertura de uma banca de jornal, embrulhada num pano encardido? Como olhamos para o casal elegante que entra num restaurante caro?

Claro, não dá pra não ver diferença! Mas essa distinção não significa julgar que uns são melhores que outros, uns são mais dignos de respeito que outros. Que uns merecem, mais que outros, o que quer que a vida tem para proporcionar. Posso não gostar da música que ouvem, não aprovar o que vestem… e daí? Quem se importa? Você ouve o que quer e se veste como gosta e pode, como qualquer um.

Você sempre vai encontrar pessoas que estão acima de você e que estão abaixo de você. Financeiramente. Intelectualmente. Porque o planeta é um lugar de diversidade e de transformação. E você também está abaixo de milhões de seres, em inúmeros aspectos. Mas, às vezes, se dá tanta autoimportância, que virou a medida da qualidade e do merecimento dos outros! A medida do que é bom e do que é ruim. Acorda, pessoa…

A vida tem um jeito de aproximar cada ser de sua necessidade evolutiva. De colocar cada criatura diante da sua maior questão. Aspectos culturais e sociais são apenas meios, são oportunidades.

Cada um é que sabe, como consciência encarnada, se aproveita a sua circunstância para construir uma vida mais satisfatória para si e para os demais. Ou se está se sentindo perdido na jornada. O ponto mais importante, então é: como você acha que está se saindo, com essa sua chance aqui?…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s