Não pire: se organize!

A maioria das pessoas com que a gente conversa, hoje em dia, é ultramegaocupada. Tem pouco tempo para curtir, para refletir, para ler ou passear, para fazer o que gosta…

Talvez você se sinta assim mesmo, pressionado pelo calendário, pela necessidade de manter o emprego, pelos compromissos com família e estudos, de modo que nunca está realmente tranquilo para enxergar o momento presente e concentrar-se no que precisa ser feito.

Isso cria algumas situações ruins. Não se desligar das ocupações, mesmo no horário de repouso (porque a cabeça não pára!), o que gera insônia e conflitos com pessoas próximas. Tentar fazer um monte de coisas, sem conseguir fazer nada direito, porque, embora esteja de corpo presente, a mente viaja pro passado e pro futuro, o que gera desatenção, baixo rendimento e esforço inútil.

Sei que isso pode ser difícil, mas antes de pirar, de submergir num estresse emocional, há um modo de organizar as coisas. E pra isso, você só precisa de uma agenda de celular ou de papel. Um quadro branco num lugar visível pode ser utilizado.

Não estou falando de uma agenda de compromissos, simplesmente. Estou falando em prioridades, em distribuir o tempo  para dedicar a aspectos que são fundamentais, na vida. Talvez você prefira fazer do seu jeito, mas pra mim, uma boa divisão seria:

  • Saúde (olhar-me com atenção e fazer o necessário ao meu bem-estar físico e emocional, incluindo faxina e preparo da alimentação).
  • Relacionamentos (realizar metas junto ao ser amado, familiares e amigos; aprimorar minhas relações com o Planeta e a Vida).
  • Trabalho (realizar trabalho manual, intelectual e profissional, que me dê alegria, com ou sem retorno financeiro, mantendo a sensação de ser e útil no lugar onde vivo)
  • Descanso (respeitar os limites físicos e mentais).
  • Prazer  (ter algo que se faça por puro contentamento, que ajude a relaxar e, ao mesmo tempo, sentir-se com energia renovada).
  • Prosperidade (garantir meios de sustento material, no fluxo de doações e recebimentos).
  • Interiorização e Equilíbrio (interiorizar, refletir, manter contato com o propósito da minha existência na Terra e não perder de vista minhas prioridades).

Você pode distribuir esses itens num dia, numa semana, num mês. Assegure-se de que nenhum deles ficou esquecido ou menosprezado. Assim, sabendo que haverá tempo para tudo, sua mente não precisa ficar dispersa, tensa ou ansiosa.

Essa divisão está mais voltada à qualidade do tempo, que à quantidade. Priorizando o Equilíbrio e a Interiorização, você vai efetuando os ajuste  que sentir necessários, aumentando a consciência dos momentos e a Paz íntima, gerando Alegria crescente. Eis um dos mais efetivos usos da Inteligência Espiritual.

No trabalho, verá que a produtividade vai aumentar e certamente, ao final de cada dia, vai se sentir bem mais satisfeito(a), permitindo-se descansar, estar realmente com os seus amados, com profunda sensação de ter realizado algo verdadeiro para si, sua comunidade e seu planeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s