8 Conceitos importantes para nossa vida e bem estar

Há verdades importantes para nossa vida e bem estar, semeadas nas mais importantes e antigas filosofias da Terra. Não conheço a verdade, como disse a Cassia Eller. Mas é possível acompanhar seu rastro luminoso, se observarmos o Cosmos e a Natureza. Podemos encontrar um conceito budista dentro dos Evangelhos cristãos e nas obras fundamentais do Espiritismo, por exemplo, pois, independente do que as diferencie, essas filosofias guardam noções comuns, que podem ser rastreadas e identificadas. E embora apresentem cores próprias, dependendo da cultura onde nasceram, elas têm uma raiz comum.

Ganesha, a criança com cabeça de elefante, é uma das mais famosas deidades do Hinduísmo. Muitos gostam de prestar-lhe culto, outros o consideram um amuleto. Mas se observar o que ele representa – “aquele que remove obstáculos” – e estudar suas características como saber ouvir o a verdade, refletir, discernir, você poderá descobrir atitudes construtivas que levam a progredir espiritualmente e, naturalmente, diminuir os obstáculos até não mais ser bloqueado por eles. Não é mágica, é caminho.

Aqui vão algumas dessas noções que andei descobrindo nesta vida ou recordando de outras vidas:

1. Sempre acredite que existe uma razão para coisas serem como são e não como você pensava. Aquilo que ainda não é como sonhamos, não significa que não seja assim, em algum lugar. E quando ainda não chegou até você, pode ser a sua vez de caminhar…

2. Um Espírito amigo, um dia, me deixou este pensamento: “Há mais que um estilo de vida. Há mais do que aquilo que desejamos e não obtivemos ainda. Olhar em volta é um modo de perceber que estamos no lugar certo para o exercício das capacidades que nos elevam e aprimoram. E que não possuir algo é, em muitos casos, um auxílio divino a nos impedir quedas e ferimentos.”

3. A felicidade é um movimento interno que vai se espalhando em tudo o que fazemos. Não tem a ver com agitação e nem com possuir tudo como se quer. Tem a ver com perceber a harmonia dos momentos, aceitar os desafios e abraçar a si mesmo(a) com amor, com muito respeito a tudo que se é e que se pode ser.

4. Em toda caminhada, diferentes terrenos, diferentes cenários. Passos alegres, passos leves, passos temerosos. Mas todos os passos nos permitiram chegar onde estamos, nessa linda jornada sem fim. Agradeça ao Criador, para  que seu coração esteja alegre e sua alma sinta o perfume suave da Paz, na sua caminhada diária.

5. Pensar demais não é pensar melhor. Nem sempre a razão sabe o que o coração já compreende. A fé, por exemplo, não nasce apenas do raciocínio, mas da experiência e observação que ainda não conseguimos racionalizar. Ela é um traço da Inteligência Espiritual e, não somente, da razão. Por isso, por mais que digam o contrário, mesmo incompreendida e ridicularizada, é importante que nossa fé se mantenha firme, forte, que ela sustente nosso sorriso e nossa serenidade.

6. Um dia, escrevi isso e continuo assinando embaixo: “Nós viveríamos tão melhor, se fôssemos mais movidos pelo coração e menos pela cobiça! Às vezes, aquilo que se vai não é para te deixar mais pobre. É para te deixar mais leve. Te aliviar. Aquilo que se vai, que pode ir-se, não é você. O essencial continua preservado…” (O desapego é outro traço da Inteligência Espiritual.)

7. Para viver mais e melhor, sorria mais, reclame menos; agradeça mais, ambicione menos; ouça mais e fale apenas o essencial.

8.Confie no Amor, peça ajuda para aceitar o desafio e atravessar a parte difícil da jornada. Para permanecer compreensivo(a), de mente serena e coração sempre aberto.

Escolher a felicidade é um direito perante a vida e um dever perante a nós mesmos. Os principais itens da felicidade jamais estiveram à venda. Porque precisam ser doados e recebidos de coração para coração. Feliz 2017!

felicidade_natureza

 

2 comentários sobre “8 Conceitos importantes para nossa vida e bem estar

    1. Olinda, a questão é onde nos apoiamos. Onde colocamos todas as nossas fichas. Ainda vivemos em meio aos bens materiais, mas precisamos entender que posse e dinheiro são elementos bastante relativos, dentro da nossa felicidade. Gratidão pelo comentário.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s