Como o Universo trabalha para melhorar a sua vida?

Se o namorado pisou na bola e depois mandou flores, esse gesto significa alguma coisa. Que ele se arrependeu ou, ao menos, que deseja se desculpar, são dois de muitos significados possíveis. Maneiras de usar o cabelo se tornaram significativas, a partir de uma época. Nos anos 60, ter cabelos longos transmitia uma mensagem e refletia uma ideologia e estilo de vida.

Quando falamos em sentido ou significado, estamos falando exatamente sobre isso: sobre o que algo quer dizer. A vida está cheia de momentos, palavras e atitudes com significado. Nós mesmos podemos relembrar eventos que tiveram um significado importante, pelo que representaram em nossas vidas.

Mas existe um sentido ou significado maior? Será que tudo na vida, tudo no Universo quer dizer alguma coisa? Estar vivo tem algum sentido, algum propósito?

Uma dor de coluna, por exemplo, significa algo? Ou  não quer dizer nada? A dor é um alerta. Se você trabalhar muitas horas sentado numa posição desconfortável, talvez seu pescoço e costas comecem a doer. Isso quer dizer que você precisa trocar de cadeira ou mesa, ou que deveria se sentar de um outro jeito. Dor significa “preste atenção, você está fazendo isso de um jeito errado”.

Ao contrário de uma noção comum, dor não significa punição. Você não está sendo punido por má postura, a não ser que tenha uma visão tão maniqueísta e distorcida da vida, que queira entender assim: “Deus me castigou por sentar errado.” Mas essa conclusão é resultado de um entendimento espiritual restrito da existência.

E é esse entendimento que a Inteligência Espiritual desenvolvida vem aumentar. Porque assim, adquirimos a consciência de que o Universo está nos permitindo crescer, incentivando a nos desenvolvermos na compreensão do Bem, nas ações positivas. E isso trará resultados importantes, especialmente na forma como nos sentimos e conseguimos perceber os fatos e as pessoas.

nao_seja_quem_te_feriu

 

E esse é um dos grandes temas da vida, que não pode ser resolvido exclusivamente pela razão comum, porque nem todos os dados estão ao alcance da lógica, mas que pede a amplitude de visão da nossa Inteligência Espiritual.

Essa visão tem três níveis:

1. Existe uma Inteligência criadora e mantenedora do Universo, que costumamos chamar de Deus. Essa inteligência é infinitamente sábia e amorosa.

2. Tudo o que essa Inteligência Divina cria e promove é para o Bem e a Felicidade das criaturas.

3. A vida é um projeto evolutivo. A vida tem o propósito de nos ensinar a sermos melhores e mais felizes. E a vida é altamente responsiva.

Segundo Calunga, “o Universo é um meio altamente permeável às intenções, e profundamente sensível às intenções seguidas de ações”. Há uma dinâmica envolvendo todos os seres e circunstâncias e, nela, a vida tem como objetivo, o aprendizado. Ela está trabalhando para nós evoluirmos. Logo, acontecimentos e encontros possuem um significado maior, que nem sempre é imediatamente percebido.

Aprender significa perceber esse significado, assimilando o ensinamento. Então, se a vida está mantendo certas portas fechadas para você, isso significa algo. Se uma enfermidade foi descoberta, isso tem um significado. Se o ambiente no seu lar ou trabalho está difícil, isso tem um significado. Se você veio lendo e chegou até esse ponto do texto, isso tem um significado. Significa que o seu sistema – corpo, mente, espírito – já está ansiando por esse tipo de compreensão.

E embora nem sempre haja uma compreensão lógica e racional, é importante que a razão e a lógica não rejeitem essa compreensão. Mas há um anseio de harmonia e uma intuição de verdade que nos encaminham  adiante, uma sensação de ordem e sincronicidade que vai muito além das aparências imediatas. As pessoas nem sempre compreendem totalmente o que dizem Thich Nhat Hahn ou Ekchart Tolle, mas ouvi-los e ler o que escrevem “se encaixa” num estado interior almejado e nessa intuição da verdade.

É como pessoalmente me sinto quando ouço ou leio Calunga, quando ouço ou leio Aymará.

5 comentários sobre “Como o Universo trabalha para melhorar a sua vida?

  1. Gratidão,

    Rita Foelker ❗

    Assim me sinto, me busco , para maior compreensão do significado dos pensamentos e sentimentos em mim, para acolher, compreender , transmutar o que não mais faz sentido e bem dizer os pensamentos e sentimentos nobres que expontaneamente afloram de minha alma buscando a transcendência.

    Assim vou conseguindo ouvir a criança que chega à mim, levandoa-a a entender o que pensa e sente e poder dizer a mim, o que deseja ou não, para que eu possa ajudá -lá a conquistar o que a acalma e a fará feliz.
    Sigo aprendendo a Arte de ouvir e perguntar, para melhor compreender a mim mesma e ao outro.

    Muito aprendo com você, minha querida !!
    Eterna gratidão.

    Curtir

    1. A jornada pra dentro é a grande viagem da existência. Isso não quer dizer que se é autocentrado, mas que ali está o ponto de partida do que somos e podemos ser.
      Gratidão pelas palavras, Alcione. Super beijo.

      Curtir

  2. “O destino é um existir sem ser, que vai tomando forma com o seu ser e agir…” 🙂 Rita Foelker, como sempre simples, direta e MARAVILHOSA!! beijo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s