A “substância dos problemas”

Os problemas são feitos de substância mental. Eles crescem na sua mente, pela forma como a sua mente aprendeu a olhar para eles.

De fato, os problemas são oportunidades de crescimento; eles são desafios àquelas capacidades latentes na sua alma que carecem de desenvolvimento. Por isso, são difíceis e exigentes.

É comum olhar para eles com medo ou raiva, porque são desconhecidos e indesejáveis. Porque parecem imensos. E, basicamente, porque contrariam nossas expectativas.

E esse olhar provoca uma atitude interna temerosa ou rancorosa em relação a eles. Mas se nós os vemos como oportunidades, com amor e aceitação, eles viram parte da paisagem e criam uma história de aprendizado e progresso.

Todos queremos ter uma visão limpa e clara do nosso futuro e os desafios enchem nossa visão de neblina, de passagens estreitas e pedregulhos. Mas não significa que não possa ser uma bela jornada, onde habilidades são descobertas e amizades, sedimentadas.

***

Entender como a mente funciona vai ajudar a lidar com nossos problemas.

Sabe por que o Windows fez tanto sucesso e mudou nossa forma de lidar com a tecnologia? Porque ele é intuitivo. Ele funciona como a nossa mente e conseguimos usá-lo sem grandes adaptações internas.

A gente clica e salva muita coisa, no dia a dia. Visões bonitas, palavras ruins que ouvimos, desejos não realizados, atitudes alheias que não aceitamos. Salvamos como favoritos do nosso YouTube.

Mas a gente nem sempre volta para aquela lista e revê se ainda quer aquilo lá. Então vai guardando memórias boas, mas também desnecessárias, e que são acessadas por semelhança e oportunidade. Se você passar por uma situação semelhante, tudo aquilo volta pra te alegrar mas também, muito frequentemente, para assombrar.

Veja se não é isso que está cansando você, minando as suas energias: retornar a situações conflituosas, lembrar de palavras mal escolhidas por pessoas importantes para você.

Isso só está pesando sobre você e impedindo sua mente de trabalhar pelo seu melhor. Então, delete o que não acrescenta nem traz Paz. Quando você desatravanca sua mente, você vai parando de funcionar em hábitos e padrões que não ajudam e nem resolvem os seus problemas.

 

***

Mas não se trata de apenas dificultar sua vida, mas de desenvolver suas habilidades e virtudes. A vida mistura as energias, pra que você perceba a sua e reconheça a si mesmo(a), encontrando assim o seu espaço de paz e serenidade. Não se trata de certo ou errado, de melhor ou pior, porque tudo no Universo responde às necessidades e buscas de cada criatura em seu momento evolutivo. Trata-se de encontrar o seu caminho entre as muitas direções possíveis, aquele caminho que lhe oferece crescimento e alegria. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s