Do ponto de vista espiritual, reclamar de uma situação, achar que ela é injusta, é uma espécie de negação interna. Reclamar é um modo de não reconhecer que contribuímos para algo acontecer. E lançar um problema para fora de si é um modo de não resolvê-lo. Culpar os outros é admitir sua própria incapacidade de fazer algo a respeito. Este é um padrão comportamental do vitimismo: afirmar que sua vida não vai bem por culpa de outros.

O vitimismo, num grau elevado, não deixa você ver nada de bom em sua vida, porque isso significaria deixar de culpar os outros pela sua situação. Mas a “vítima”, além de ter uma perspectiva equivocada, comete também o equívoco de se vingar do outro em si mesma: ela não se vê capaz de fazer algo para melhorar.

Temas: responsabilidade, educação, poder, Aymará

Publicado por ritafoelker

Filósofa, palestrante e jornalista. Escritora reconhecida nos temas: espiritualidade, inteligência emocional e educação, publica livros desde 1992. Faz palestras no Brasil e no exterior. Formação em Pedagogia Sistêmica com a Educação, pelo Instituto Hellen Vieira da Fonseca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: