Você talvez venha encontrando dificuldades para manter um padrão de vida nesses últimos anos ou, mesmo, para alcançar um padrão básico. Básico é aquele que lhe permite alimentação, saúde, educação e transporte dignos, trabalho e lazer, mas que está longe de ser o seu ideal.

As incertezas do cenário social podem ser desanimadoras ou até causar revolta íntima. Ver pessoas se dando bem através de maracutaias e bandidos ostentando uma vida de luxos, só aumenta a sua indignação e a sensação de que ser ético e correto não compensa. Mas isso não é verdade, é só uma impressão superficial.

Porque a verdadeira realização não vem de roubar ou prejudicar os outros, destruir ecossistemas ou explorar os pobres. “O sucesso é ser feliz” – como escreve Roberto Shinyashiki. Mas também é tornar nosso lugar mais feliz. Porque não adianta apenas ser feliz, é preciso criar um Brasil melhor para todos e um planeta melhor para Humanidade, onde todos vivemos melhor, com mais realização, mais harmonia e alegria.

Para criar essa vida melhor e esse país melhor, existe um tesouro escondido em nosso cotidiano e ele se chama oportunidade. Geraldo Rufino, autor de O Catador de Sonhos e O Poder da Positividade, é um mestre em enxergar e aproveitar oportunidades. Enquanto você só criticar e reclamar, você não vai enxergá-las.

Pense: você não é pobre, apenas não tem todo o dinheiro que gostaria. E se sente pobre assim porque essa falta de dinheiro gera dificuldades e limita suas possibilidades e escolha. Mas o que ela não pode, é bloquear sua visão e seus sonhos.

Há um provérbio árabe que diz que “não é o que possuímos, mas o que desfrutamos, que constitui a abundância”. Pense na sua riqueza, talvez sejam os amigos, a família, a cultura… E se você não tem nada disso, o problema não está na situação do país, está em você.

Se a vida ainda não foi do jeito que você queria, você pode ver isso como uma tragédia imensa… ou como um momento difícil a ser superado. E ela continua sendo um lugar de oportunidades e aprendizados, que lhe traz grandes possibilidades de se melhorar e desenvolver capacidades.

Traga no coração a certeza de que a vida caminha para a perfeição e de que o Bem deve prevalecer nos seus pensamentos e intenções. Sempre. O restante virá se agregar com o tempo, resultado das suas  decisões e ações.

Publicado por ritafoelker

Palestrante, filósofa e jornalista. Escritora reconhecida nos temas: espiritualidade, inteligência emocional e educação, publica livros desde 1992. Faz palestras no Brasil e no exterior, realizando sua formação com Roberto Shinyashiki / Instituto Gente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: