Talvez você já tenha reagido negativamente quando algo ameaçou tirar você de sua Zona de Conforto. Talvez reagir assim tenha impedido de realizar sonhos ou viver grandes alegrias.

Vou lhe contar algo que aconteceu comigo. Fiz graduação e mestrado em Filosofia numa idade que, talvez alguns, considerem tardia. Para mim, foi no melhor momento. Era o que realmente queria, trabalhei por aquilo e finalmente aconteceu.

O primeiro semestre foi impactante, porque senti como se um horizonte estivesse se abrindo pra mim. Mas eu não estava preparada para tantos conteúdos, tantas visões novas e diferentes, sobre tantos assuntos…

E esse início de curso foi um grande empurrão para fora da minha Zona de Conforto. Uma coisa é ler Platão na sua casa e fazer a sua interpretação pessoal. Outra,totalmente diferente, é estudar tudo aquilo e muito mais com um professor explicando cada conceito e com colegas que traziam opiniões tão diversas.

Chega um ponto em que você começa a questionar coisas de que nunca havia duvidado antes… E é quando você você toma um choque de ceticismo – quando quase todas as certezas que você tinha, a partir de um certo momento, já não são mais certezas.

Mas isso foi muito, muito bom! Sabe por quê? Porque aquilo me fez crescer intelectualmente e espiritualmente.

Todo mundo fala que você precisa sair da sua Zona de Conforto. Pense nisso: ter que SAIR do SEU CONFORTO!… E aí, você fica achando que precisa ir pra algum lugar desconfortável. Quem vai querer isso, não é mesmo?

Mas o sucesso não é sobre deixar a sua Zona de Conforto. Nada disso! Ele é sobre tornar essa zona de conforto MAIOR!

Não é esse o objetivo do sucesso, afinal? Viver com mais conforto, mais felicidade?

O que acontece é que a sua Zona de Conforto tem um problema. Ela está muito pequena. E o que isso significa? Que você precisa expandir o espaço do seu conforto e começar a se sentir confortável com mais coisas.

O que você está buscando em sua vida? Diploma? Abrir um negócio? Conseguir promoção na empresa, relacionamento satisfatório, carreira, melhorar a performance…

Pois então! Para chegar até lá você vai precisar fazer coisas novas, ir a novos lugares, conhecer novas pessoas, adquirir novos hábitos, enfrentar novos desafios. Não vai poder ficar como e onde está. E precisa estar à vontade com esses novos horizontes.

E você não vai ficar desconfortável com tantas novidades, porque está ampliando seus horizontes, melhorando como pessoa e como ser. Nada disso é sofrimento, é crescimento e conquista.

Assim foi que eu, naquele momento, aumentei a minha Zona de Conforto!

Mas para atingir essa nova condição, pergunte a si mesmo: O que eu quero, mais que tudo? Estou realmente preparado para conseguir isso?

O que sabemos, precisamos pôr em prática. O que eu não sabemos, precisamos aprender. E aprender tem tudo a ver com Inteligência do Sucesso!

Publicado por ritafoelker

Palestrante, filósofa e jornalista. Escritora reconhecida nos temas: espiritualidade, inteligência emocional e educação, publica livros desde 1992. Faz palestras no Brasil e no exterior, realizando sua formação com Roberto Shinyashiki / Instituto Gente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: