Durante décadas, as pessoas iluminavam suas casas com lâmpadas incandescentes, também chamadas de lâmpadas de filamento. Era o meio mais comum e disponível para quem contava com a energia elétrica.
Mas as lâmpadas incandescentes têm um problema: boa parte da energia que elas consomem para funcionar é transformada em calor. De fato, elas consomem mais energia gerando calor – 90%! – enquanto só 10% dessa energia vira luz.
Mas por que estou aqui falando disso? Para mostrar que nem tudo que é esforço vira resultado. Nem toda energia investida num trabalho ou projeto se torna realização. É da vida: existem grandes resultados com pouco esforço, mas na outra ponta, existe muito esforço com resultados insignificantes.
E não pense que é por falta de dedicação, porque nem sempre o problema é esse. O problema é que você está se dedicando do jeito errado. Tem uma pequena parte da sua energia virando luz, mas a maior parte está mesmo é esquentando a lâmpada, em vez de iluminar…
Isso ocorre nessas duas situações, que estou trazendo como exemplos:
DISTRAÇÃO. Quando você não foca. Quando as distrações dissipam o seu esforço, porque a todo momento sua mente viaja e você precisa trazê-la de volta, recapitular e retomar o ponto onde tinha parado, para então continuar. Atualmente, celular é uma das principais causas desse tipo de distração.

PREOCUPAÇÃO. Quando você não controla o fluxo de seus pensamentos negativos. A preocupação é um tipo específico de distração, mas o que distrai você são seus medos, suas experiências anteriores ruins, as expectativas alheias.
Agora, pense nisso: lâmpadas de LED duram 50 vezes mais e economizam 80% mais energia que as antigas lâmpadas de filamento.
Só o fato de identificar momentos de distração e preocupação na sua vida, já será de grande ajuda para melhorar sua produtividade, rendimento e resultados.
A solução, contudo, passa pelo desenvolvimento de algumas competências como a Disciplina e o Senso de Propósito, que são abordadas de modo mais profundo e completo na palestra Inteligência do Sucesso.