As coisas que você quer não acontecem? Está esperando mudanças que nunca chegam? Conheço muitas pessoas frustradas com objetivos que jamais se cumprem.

Seria fácil atribuir essas ocorrências à falta de foco, mas somente foco não vai solucionar seu problema. A força do pensamento realiza muita coisa, mas nada acontece se você não coloca mãos à obra.

Na juventude, quando eu decidi ser escritora, eu determinei que todo dia eu faria alguma coisa relacionada a essa meta. Geralmente, eu escrevia. Mas também frequentava livrarias; pesquisava catálogos de editoras e lançamentos; enviava originais para avaliação; lia livros e críticas de livros; poupava dinheiro só para ir às Bienais do Livro; estudava diagramação e revisão de textos etc.

Afinal, se não arranjasse tempo no dia ou na semana para cuidar da minha meta, como ela poderia ser alcançada?

Observe com mais atenção e perceberá que ninguém consegue mudar sua vida até mudar algo que faz diariamente. A decisão é um momento muito breve. Mas a realização envolve iniciativa e atitude. Conquistas e transformações profundas partem da mudança em sua rotina diária. Seja um aprendizado, uma reforma, uma profissão, um novo amor.

E verá que essa força se multiplica se você une sua meta ao seu propósito de vida.

O que a sua vida significa para você?

Talvez ainda não tenha se perguntado isso. Talvez esteja esperando as coisas “darem certo para você”. Talvez esteja vivendo uma sequência de atos e hábitos cotidianos, mas não enxergue muito sentido em nada nisso, além de sobrevivência. Sua rotina ficou repetitiva, sem graça e, por isso, não vê a hora de chegar sexta-feira, para sair e se divertir

Então, vem a pergunta fundamental: O que a sua vida significa para você? E o que ela significa para o Universo? Como você pode transformar sua vida e outras vidas, a partir da percepção desse significado?

Um propósito se liga sempre a algo maior que você mesmo e representa sua conexão com os outros, com ancestrais, com ideais, causas, sonhos, com o mundo e o Universo.

Quando você descobre o que sua vida significa e vivencia esse significado, que é o mesmo que propósito, começa a perceber quando as escolhas que faz se aproximam ou se distanciam dele.

Se tiver alguma fé, independente de qual religião siga, se você crer em Deus, esse propósito pode ser percebido como a sua própria razão de existir ou missão. Quando isso acontecer, você se sentirá forte e confiante para lidar com os desafios. Capaz de superar dificuldades. Inteligente para solucionar problemas. Inspirado.

Mas essa força interior também pode surgir da sensação de pertencer a algo maior: a uma família, um coletivo, a Natureza, a História humana, o Universo. Você se reconhece como parte de algo imenso e experimenta a força que isso agrega ao seu esforço cotidiano de melhorar a sua própria vida e seu lugar.

Por isso, quando a oportunidade surge, você a agarra. Ela será sentida como um chamado ou um impulso irresistível. E você poderá usá-la transformar a sua vida e as vidas ao redor.

Mas só você pode decidir e dar início à tarefa. Então, responda: o que você vai fazer hoje em favor do grande propósito da sua vida?

Publicado por ritafoelker

Filósofa, palestrante e jornalista. Escritora reconhecida nos temas: espiritualidade, inteligência emocional e educação, publica livros desde 1992. Faz palestras no Brasil e no exterior, realizando sua formação com Roberto Shinyashiki / Instituto Gente. Formação em Pedagogia Sistêmica pelo Instituto Hellen Vieira da Fonseca (em andamento)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: