Você tem se envolvido em discussões ou debates sobre esses assuntos da política, da economia, do dia a dia do país? E isso deixa você irritado, desanimado ou algo parecido?

Boa parte da sua irritação e desânimo podem estar no seu próprio olhar e percepção da realidade…

Isso mesmo! Tudo o que a gente enxerga na realidade tem muito mais a ver com a gente mesmo(a) do que com a realidade em si. Tudo o que a gente consegue enxergar está embaçado por lentes que nosso olhar carrega e que funcionam como filtros. Como esses filtros que estão no editor de fotos do celular ou no Instagram e que você usa para criar ou acentuar o “clima” na imagem que vai postar.

As notícias que você lê, por exemplo, já vêm filtradas. Elas passam pelo olhar de quem as apresenta e pelos interesses a que servem. Mas você também vê e ouve com os seus próprios filtros e eles embaçam a sua visão e audição.

O que de fato acontece, as histórias reais e as razões reais são frequentemente invisíveis e obedecem a uma ordem invisível por trás do visível. As razões reais, o funcionamento das leis da vida, está escondido de nossa visão cotidiana. Duvida?

Vou deixar aqui três exemplos de níveis de embaçamento da realidade, procure identificar como eles vêm funcionando em você:

1 Emoções. Pense nas coisas que aborrecem ou irritam você. Depois pense no que alegra e tranquiliza. O que acontece muda seu estado emocional. Mas seu estado emocional modifica o que você percebe! Quando você está aborrecido(a), irritado(a), alegre ou triste, esses estados interiores se tornam filtros para as percepções da vida. Eles apagam alguns itens e reforçam outros.

Ao perceber isso, ao tornar consciente, você começa e desembaçar a realidade e perceber seu poder de escolha de como quer enxergar.

2 Mente. Os conteúdos, conceitos que valoriza, conhecimentos que você tem também são filtros. Tanto quanto a ignorância, o desconhecimento daquilo que está atuando na sua vida mas você desconhece e, por isso, se torna incapaz de identificar. Se você vem estudando Inteligência Emocional, você vai enxergar os fatos com os aspectos emocionais e possibilidades de transformação para melhor. Se você ignora, você vai ver a mesma cena, mas não vai perceber isso.

Por isso, aprendizados e leitura são tão importantes para ampliar sua consciência da realidade. Diálogos e debates também.

3 Ideologia. Vou falar de ideologia nesse sentido: Conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais, políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época, sociedade (ex.: ideologia política). (Dicionário Priberam)

Se você tem convicções políticas, sociais ou filosóficas, você não consegue evitar enxergar a realidade e os fatos por essa lente. Está comprovado que a gente sempre lê aquilo que quer e encontra aquilo que procura.

Sabe quem costuma impor uma visão, mostrando a você a visão que interessa a ele? O marketing.

A boa notícia é: quando você se torna consciente desses níveis de embaçamento, embora ele não deixem de existir, você se torna mais atento. Pratique essa nova atenção e veja como muitas coisas vão ficar mais nítidas.

Publicado por ritafoelker

Filósofa, palestrante e jornalista. Escritora reconhecida nos temas: espiritualidade, inteligência emocional e educação, publica livros desde 1992. Faz palestras no Brasil e no exterior, realizando sua formação com Roberto Shinyashiki / Instituto Gente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: