ORIGAMIS PEDAGÓGICOS são dobraduras que a gente se propõe a usar com uma intenção pedagógica. A maioria são fantoches, dedoches ou personagens.

PERSONAGENS CLÁSSICOS. Tudo começou com eles, em 2002.

O diferencial é a intenção pedagógica, fruto da consciência de que propomos a atividade para educar ou ensinar. A intenção pedagógica pode ser específica (ex.: “hoje vamos falar de multiplicação”) ou ampla (ex: “hoje vamos relacionar várias habilidades e conhecimentos numa atividade, para poder perceber todas juntas e refletir sobre elas”). ORIGAMIS PEDAGÓGICOS atende a uma intenção pedagógica ampla, que pode ser ponto de partida para conversas, descobertas e aprendizagens[1]. E também como primeiro contato com um tema futuro, mais específico, já que o origami contém relações matemáticas e geométricas, exercita linguagem e pode tratar de ciências (animais, flores), história e outras disciplinas.

O início de tudo

O projeto ORIGAMIS PEDAGÓGICOS começou surgir no ano de 2002, quando eu, Rita Foelker, escrevi e depois lancei em 2003 um livro chamado 25 Atividades de Educação Emocional e Intuitiva e um Teatro de Dedoches (Ed. Gil). Esse livro continha os personagens clássicos dos contos de fadas em forma de dedoches que faziam parte de uma proposta de atividade de autoconhecimento e educação emocional.

Mais tarde, no ano de 2015, eles foram integrar o livro intitulado Origami Mágico (Ed. Nuinui). Ele é publicado na Itália com o título de Magici Origami; nos Estados Unidos como Origami Fun for Kids; na França como Origami Magique. Nessas edições eles receberam um tratamento editorial muito carinhoso. Tenho ensinado essas dobraduras a grupos, professores, psicólogos, psicopedagogos e profissionais da educação.

Edição francesa do livro de Rita Foelker, ORIGAMI MÁGICO.

Depois vieram outros personagens do universo da Arte (Leonardo Da Vinci e Mona Lisa, Dora Maar e Pablo Picasso, Vincent Van Gogh e o Girassol, Frida Kahlo), Educação (Anália Franco) e Filó (a corujinha filósofa), aumentar a família.

E, como nem só de celebridades e personagens clássicos é feita a criatividade, quando escrevi a história do Neon, logo imaginei suas cenas transformadas em cenários com figuras em origami. Pensei em teatro de bonecos, em fotos… e surgiu o livro NEON, O PEIXINHO QUE PENSAVA FORA DO AQUÁRIO, que integra o Kit Peixinho Neon, produto digital disponível na Hotmart.

As ideias não param. A imaginação segue seu caminho.

Aqui, por exemplo, você pode assistir a um mix de Origami Pedagógico + Poesia + Tradição Nordestina. Clique no vídeo e conheça “O Boi de Guernica”:

Além de divulgar a arte do origami, também esperamos incentivar professores, pedagogos, terapeutas a descobrirem a riqueza de possibilidades representada pela confecção e uso das dobraduras em arte, sensibilização, expressão, educação, terapia… o que a gente imaginar!

Oficina PERSONAGENS CLÁSSICOS na Escola Ágape de Aprendizagem Humana (Jundiaí/SP)

O objetivo do Projeto ORIGAMIS PEDAGÓGICOS é levar os personagens às escolas e eventos educacionais, tanto na interação direta com os alunos, como em oficinas para professores, ensinando a confeccionar de personagens e a tirar proveito de suas aplicações.


[1] A percepção de vários elementos da atividade funcionando juntos promove um olhar sistêmico e dinâmico dos assuntos, enquanto que conteúdos isolados tendem a manter o conhecimento estático, sem ligar-se a outros setores da vida e da realidade.

Publicado por ritafoelker

Filósofa, palestrante e jornalista. Escritora reconhecida nos temas: espiritualidade, inteligência emocional e educação, publica livros desde 1992. Faz palestras no Brasil e no exterior. Formação em Pedagogia Sistêmica com a Educação, pelo Instituto Hellen Vieira da Fonseca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: