Como você perde energia? (2) – Falta de motivação

Às vezes, você perde a vontade de fazer as coisas e não sabe por quê. E você luta contra isso, obrigando-se a fazer coisas que não mais causam alegria ou satisfação. Ou então, simplesmente se rende e desiste.

Mas quando parece que tudo virou obrigação, antes de agir, é importante sentir a situação.

Observar, quando se sentir frustrado(a), se é uma sensação temporária ou se perdura.

Quando perdura, pode ser que você esteja agindo contra aquilo em que acredita. Nesse caso, você sente que lhe falta a força moral para seguir e isso decorre do fato de não se sentir bem consigo mesmo(a) e sua consciência.

Força moral é coragem e determinação para se manter num caminho, por mais difícil que seja! Para fazer o que é certo, não importa quanto seja tentador fazer o que é errado.

Se há um querer profundo, se ele é percebido como um propósito de alma, o fazer é leve e espontâneo, mesmo quando demanda sacrifícios. Sua intenção e seus pensamentos assumem naturalmente aquela direção e você se sente ótimo(a)! Você tem força, não precisa “fazer força”.

E ajuda muito, se você se tornar consciente de seu compromisso existencial, da principal meta espiritual de sua vida.

Quando não tem consciência do querer mais profundo, que reflete o sentido de sua estada na Terra, algo se perde: a sua ligação com algo maior e mais amplo que você próprio(a). Você se sente frágil, inseguro(a) e só. A tendência, então, é experimentar diversas coisas, nem todas boas, nem todas saudáveis…

E mesmo que sejam boas e saudáveis, muitas ocupações simplesmente não são para você. Afinal, ser vendedor, professor ou médico são escolhas importantes, mas não são para todas as pessoas.

Outro ponto: se, nesse processo, você começa muitas coisas e não leva adiante, isso é energia sendo desperdiçada. Mas a vida se compõe de ciclos longos e curtos, que começam e necessitam ser encerrados. Abandonar pelo meio cursos e projetos, deixar muitas tarefas inacabadas, são hábitos que tendem a gerar caos mental e desperdício de energia. Repense, fique com o que ama  e lhe dá alegria, e vai sentir novo ânimo todos os dias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s