Esses dias, viralisou na internet o caso do padeiro de Pirajuí, interior de São Paulo, que distribui pão de graça para quem não pode comprar. Mas tem padeiros fazendo isso em Santarém em razão de um incêndio, Marília… Provavelmente outros mais, que fazem o bem e não aparecem, só pela bondade do seu coração.

Quando se fala em sucesso, é muito provável que você pense imediatamente naquele dinheiro que você não tem e de que precisa. Afinal, é o que está faltando nas casas de boa parte dos dos brasileiros.

O problema da falta de dinheiro é que ela ocupa seu pensamento de tal modo, que parece que ele vai resolver todos os seus atuais problemas – o que é um exagero e vou lhe provar isso.

Tem muitas coisas que não podem faltar em nossa vida. E dentre elas, uma incrivelmente necessária, mais até que dinheiro, é a INTEGRIDADE.

Ter integridade significa agir corretamente. Com quem ajuda você e com quem atrapalha. Com quem é amigo ou conhecido, e também com quem nunca viu na vida! Você não faz diferença, quando se trata de fazer o que é certo e digno.

Ter integridade significa ter o mesmo respeito por quem você ama e quem detesta.

Ter integridade significa dizer a verdade, ainda que se prejudique. E é algo muito sério, porque não há gradações de ser íntegro. Ou você é, ou não é.

Feche os olhos e se imagine vivendo num planeta de pessoas íntegras, respeitosas, corretas nos negócios, sinceras nos relacionamentos, pessoas que não enganam e nem ficam com aquilo que não lhes pertence.

Então abra os olhos e veja o problema de ter muito dinheiro e nenhuma integridade: obras públicas mal feitas e superfaturadas, hospitais deteriorados, desrespeito aos doentes, professores ganhando pouco e com transtornos mentais, destruição do meio ambiente em nome do lucro… Viu como integridade faz mais falta que dinheiro?

Pessoas sem integridade, que têm muito dinheiro de origem ilícita ou imoral pensam que se deram bem, contudo estão sendo, cada vez mais, processadas, privadas de sua liberdade, confiscadas, e isso para mencionar somente as consequências das leis da Terra.

Roberto Shinyashiki nos dá uma imagem muito boa, quando diz que a integridade é um tipo de alarme e que ele toca sempre que você está prestes a violar seus valores, a fazer algo de que irá se arrepender. E eu digo que, se você não o ouvir a tempo, ele vai tocar sem parar na sua cabeça, a canção do seu erro, da sua pisada de bola.

Mas se isso já acontece com você, é um bom sinal. Sinal de que você quer agir certo, fazer o que é melhor para si sem prejudicar os outros. A vida recompensa pessoas assim com reputação, confiança conquistada, parcerias, subir na carreira sem trapacear nem dever nada a ninguém. Isso acontece porque as pessoas se sentem seguras para se relacionar com você, enquanto você faz o melhor que puder por elas. A vida premia as com bons amigos, harmonia na família e na vida, oportunidades e ótimas noites de sono.

Publicado por ritafoelker

Palestrante, filósofa e jornalista. Escritora reconhecida nos temas: espiritualidade, inteligência emocional e educação, publica livros desde 1992. Faz palestras no Brasil e no exterior, realizando sua formação com Roberto Shinyashiki / Instituto Gente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: