Você já deve ter se sentido preso(a) em pensamentos que preocupam, afligem, desanimam ou até paralisam. Quem nunca…?

Nossa mente foi treinada, desde os primórdios, a reconhecer perigos para proteger a própria vida e integridade física. Muitos pensamentos, que surgem no dia a dia, são padrões de um mecanismo de sobrevivência obsoleto, pré-histórico, mas que continuamos utilizando.

O medo e a raiva são nossas defesas padrão: fugir ou enfrentar o perigo. Talvez você venha reagindo assim aos desafios e situações novas de seu trabalho, estudos e relacionamentos.

Se tiver medo, a mente foca na fonte do medo e perde o restante. Se tiver raiva, ela se concentra na raiva e ignora tudo o mais. O medo e a raiva são lugares pequenos demais, onde você experimenta a sensação de estar preso e de não ter opções.

Mas você não é seus pensamentos, por isso pode olhar para eles a uma certa distância, fazendo escolhas sobre como sentir e reagir.

A consciência é a chave que permite olhar para tudo isso e agir melhor. Consciência é um campo que se amplia ou reduz, dependendo dos seus pensamentos e estados emocionais.

Mas a consciência também é um campo que você pode ampliar por vontade própria, buscando conhecimento e novas percepções acerca do que está acontecendo, desenvolvendo uma visão mais ampla e/ou mais profunda, que ajudam a decidir e agir com mais eficiência e satisfação.

Vá além da raiva. Vá além do medo. Existe um horizonte infinito à sua espera.

Publicado por ritafoelker

Filósofa, palestrante e jornalista. Escritora reconhecida nos temas: espiritualidade, inteligência emocional e educação, publica livros desde 1992. Faz palestras no Brasil e no exterior, realizando sua formação com Roberto Shinyashiki / Instituto Gente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: