Você já deve ter se sentido preso(a) em pensamentos que preocupam, afligem, desanimam ou até paralisam. Quem nunca…?
Nossa mente foi treinada, desde os primórdios, a reconhecer perigos para proteger a própria vida e integridade física. Muitos pensamentos, que surgem no dia a dia, são padrões de um mecanismo de sobrevivência obsoleto, pré-histórico, mas que continuamos utilizando.
O medo e a raiva são nossas defesas padrão: fugir ou enfrentar o perigo. Talvez você venha reagindo assim aos desafios e situações novas de seu trabalho, estudos e relacionamentos.
Se tiver medo, a mente foca na fonte do medo e perde o restante. Se tiver raiva, ela se concentra na raiva e ignora tudo o mais. O medo e a raiva são lugares pequenos demais, onde você experimenta a sensação de estar preso e de não ter opções.
Mas você não é seus pensamentos, por isso pode olhar para eles a uma certa distância, fazendo escolhas sobre como sentir e reagir.
A consciência é a chave que permite olhar para tudo isso e agir melhor. Consciência é um campo que se amplia ou reduz, dependendo dos seus pensamentos e estados emocionais.
Mas a consciência também é um campo que você pode ampliar por vontade própria, buscando conhecimento e novas percepções acerca do que está acontecendo, desenvolvendo uma visão mais ampla e/ou mais profunda, que ajudam a decidir e agir com mais eficiência e satisfação.
Vá além da raiva. Vá além do medo. Existe um horizonte infinito à sua espera.